A solução foi fazer um spindle utilizando um motor de aeromodelo, sem escovas (brushless). Esses motores, utilizados em aeromodelos elétricos, são capazes de rotações bem elevadas e com uma boa potência. O motor utilizado no meu spindle é um outrunner de 1280kV, que alimentado com uma tensão de 12V pode girar a 15.360 rpm com uma potência de 250W. O consumo máximo será de 20A.
O spindle é feito com um corpo de alumínio e um eixo de aço com 12 mm de diâmetro. Três rolamentos de 12 mm de diâmetro interno e 22 mm de diâmetro externo são colocados no corpo (dois na parte de baixo e um na parte de cima). Na ponta inferior do eixo foi feito um furo de 6 mm de diâmetro e 45 mm de profundidade e um furo de 9 mm de diâmetro e 20 mm de profundidade para conter as pinças. Na ponta inferior também uma rosca externa para a porca que segura e prende a pinça. Na outra ponta do eixo foi feito um furo de 3 mm de diâmetro e 20 mm de profundidade. O acoplamento entre o eixo do motor e o eixo é feito inserindo-se o eixo do motor (3mm) neste furo e travado por um pequeno parafuso lateral.
Primeiro, um pequeno desenho feito no Solidworks:
Depois, um pouco de trabalho no torno.
O detalhe do topo do eixo com o furo para o acoplamento do eixo do motor e o parafuso lateral para travar o eixo do motor no eixo do spindle.
Substituí o suporte em cruz original do motor por um disco em PVC. Isso foi feito apenas porque o comprimento dos braços do suporte original estavam maior que o corpo do spindle.
Finalmente o spindle todo montado.
O próximo passo foi fazer o suporte para prendê-lo na CNC e testar o spindle.
Usei uma fonte de 12 V para alimentar o ESC e um testador de servo para controlar a velocidade do motor. O teste mostrado no video abaixo foi realizado para testar o funcionamento do cinjunto e medir a corrente sem carga no eixo. O resultado foi bem satisfatório. O spindle faz menos barulho que a Dremel.
O próximo passo é testar o spindle com a fresa. Aguardem.
Você pode mostrar o detalhe do acoplamento do motor ao eixo?
ResponderExcluirCaro Matheus. O eixo do motor tem 3mm de diâmetro. Na parte superior do eixo do Spindle eu fiz um furo também de 3mm de diâmetro onde o eixo do motor é inserido bem justo, sem folga, mas não necessariamente apertado. Um parafuso lateral no eixo do spindle garante que o eixo do motor não gire dentro do eixo do spindle. Vou fazer umas fotos do detalhe e acrescento no post.
ResponderExcluirseria ideal vc ventilar esse motor .!
ResponderExcluirOlá Araipe!
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns!!!
Estou querendo fazer um desses, já tenho o motor e o esc...
Como/onde você conseguiu a porca que segura e prende a pinça? Que rosca é essa? Muito obrigado!