quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Teste do Spindle com motor brushless

Estou de volta.

Quero apresentar os resultados dos testes do spindle que construi com o motor de aeromodelo (vejam o post anterior para detalhes da construção).



Apesar do spindle se comportar muito bem, em relação a rotação e ruído, observei que estava havendo uma variação lateral muito grande na ferramenta de corte. A causa dessa variação estava no próprio eixo Z da CNC. Da forma como foi construida, a placa frontal onde o spindle é preso (o chamado eixo Z) é montada em dois rolamentos lineares que correm em dois eixo relativamente próximos. O fato desses rolamentos lineares não serem de boa qualidade e os eixos não se ajustarem perfeitamente, gera uma folga capaz de provocar uma oscilação do conjunto da ferramenta em torno do eixo X e Y.

Podemos observar essa variação no vídeo abaixo:


Na foto abaixo podemos ver o resultado desta variação. Os traços estão com uma largura maior do que o diâmetro da fresa.


 A solução foi duplicar os rolamentos. Isso retirou qualquer folga. A contra partida é que o curso do eixo Z foi reduzido mas até que eu construa uma novo eixo Z maior vou ter que trabalhar com uma altura menor.



Com essa nova configuração a qualidade da fresagem melhorou muito.


Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário